Entre na sua conta

Usuário
Senha *
Lembrar

Caconde realiza o Inventário da Oferta Turística

Compartilhar

            

         

O Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infra-estrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

 

O objetivo do Inventário da Oferta Turística é funcionar como equipamento de consulta para estudantes, empresários e pesquisadores, a fim de:

 

- Disponibilizar aos visitantes, planejadores e gestores dados confiáveis sobre a oferta turística brasileira;
- Permitir a análise do significado econômico do turismo e seu efeito multiplicador no desenvolvimento municipal;
- Permitir a identificação e a classificação de municípios turísticos e com potencial turístico;
- Permitir o diagnóstico de deficiências, pontos críticos e estrangulamentos e os desajustes existentes entre a oferta e a demanda; e
- Coletar informações que subsidiem a elaboração de roteiros turísticos.

 

Importância de se Inventariar através do sistema INVTUR
Inventariar o Turismo através do sistema INVTUR é importante para:

 

- Obter informações de qualidade e de confiança para o planejamento;
- Desenvolver adequadamente as potencialidades turísticas de uma região;
- Otimizar os recursos públicos, evitando a sobreposição de ações;
- Conhecer as características e a dimensão da oferta e asiniciativas necessárias ao desenvolvimento do turismo visando à sustentabilidade.

 

O Sistema de Inventariação da Oferta Turística é dividido em Perfis, os quais têm diferentes níveis de acesso, dependendo do seu papel no processo. Somente têm acesso ao Sistema para inserção das informações as pessoas que possuírem login e senha de acesso. Essas pessoas são as que participam, em cada esfera, do processo de inventariação do Município. Contudo, um “visitante” poderá ter acesso às informações do inventário já concluído ou saber a situação dos inventários em processo aberto.
O cadastro é gratuito. Cadastre-se agora e faça parte do mapa do Turismo Nacional.
Fonte : Ministério do Turismo.

 

Praça do Mirante

Compartilhar

A Praça tem o formato de um trevo de 4 folhas. O local ainda possui outros símbolos místicos, como uma pirâmide, uma estrela de Davi e uma flor de Lótus!

O mirante fica a 1.195 m de altitude, de onde é possível ter uma vista lindíssima da Represa da Graminha, que fica no Rio Pardo. A região está encravada na Serra da Mantiqueira, apresentando muitos morros e muito verde.

Da praça do mirante é possível avistar as cidades de Caconde, Tapiratiba, Poços de Caldas e outras até perder de visa. A subida é íngreme, mas é toda asfaltada, com ótimo acesso. No mirante você encontrará uma boa estrutura, com uma praça com bancos, uma pirâmide para meditação, sanitários, lanchonete etc. Um lugar para refletir, meditar e se encantar com a natureza deslumbrante do local.